O currículo prescrito da Educação Física num contexto de Ensino Médio integrado

Nome: FERNANDA CRISTINA MERISIO FERNANDES SOARES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/07/2017
Orientador:

Nomeordem crescente Papel
ZENÓLIA CHRISTINA CAMPOS FIGUEIREDO Orientador

Banca:

Nomeordem crescente Papel
ZENÓLIA CHRISTINA CAMPOS FIGUEIREDO Orientador
SANDRA SOARES DELLA FONTE Examinador Externo
MARIA DAS GRAÇAS CARVALHO SILVA DE SÁ Examinador Interno

Resumo: Este estudo busca analisar os planos de ensino da disciplina Educação Física nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), no intuito de compreender o lugar da disciplina no currículo dos cursos técnicos integrados dessa instituição, identificando os focos de ensino propostos e as concepções de ensino da Educação Física presentes nos planos. Como procedimentos metodológicos, procedeu-se à análise documental dos planos de ensino da Educação Física do ano letivo de 2016 de quatro campi escolhidos mediante sorteio – Alegre, Colatina, Guarapari e Nova Venécia – além de entrevistas com os professores responsáveis pela confecção dos planos de ensino desses quatro campi. Num total, houve entrevista com oito professores e análise de 23 planos de ensino. Mediante as análises dos planos, foi possível identificar os elementos e itens que os constituíam, entre os quais focar o estudo que propunham a ementa, o objetivo geral e os conteúdos, além de eleger os focos de estudo de maior destaque no ensino da disciplina no Ifes, a saber: conhecimento do corpo humano, incluindo questões sobre o exercício, a atividade física e a saúde; os esportes; a educação física e as questões sobre o trabalho, formação integrada e a formação profissionalizante. Ao desenvolver as análises, percebeu-se que, apesar de não haver na instituição um documento referência para o ensino dessa disciplina, os professores propõem focos de estudo em comum, direcionando o ensino com objetivos próximos. Foi possível reconhecer a presença de diferentes concepções de ensino da Educação Física e apontar que os planos apresentam elementos que se aproximam de uma perspectiva da Educação Física identificada como abordagem crítica, abordagem dos parâmetros curriculares, abordagem esportivista, abordagem da saúde renovada. Essas diferentes concepções são fruto de diferentes entendimentos por parte dos professores sobre a Educação Física, e esses diferentes entendimentos caracterizam o ensino da disciplina no Ifes, aproximando e distanciando as discussões sobre a Educação Física escolar, demonstrando que essa diversidade no trato pedagógico dado à disciplina, caracterizado pelas diferentes abordagens e concepções da Educação Física presentes nos planos, advém das diferentes formas de os professores conceberem o

conhecimento, o movimento, o ser humano, a instituição escolar, as relações sociais e a construção dos saberes. Nas análises, mesmo com a presença da racionalidade técnica e com a introdução de outras práticas de ensino da Educação Física, considerou-se que a Educação Física no Ifes apresenta, em suas propostas de ensino, que o papel da Educação Física ultrapassa o ensinar o esporte, a ginástica, a dança, os jogos, as atividades rítmicas, expressivas e o conhecimento sobre o próprio corpo humano, incluindo a compreensão e discussão com os jovens sobre os valores, sentidos e significados das práticas corporais nas dimensões procedimental, conceitual e atitudinal, além da dimensão da formação profissional, e incentivando a participação do indivíduo para que ele compreenda o seu papel na sociedade como sujeito capaz de entender, inventar, reinventar e transformar a sociedade em que vive.

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