Formação inicial de professores de Educação Física na modalidade a distância: aprendendo com a experiência do Cefd/Ufes

Nome: MARIANA POZZATTI
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 10/08/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
AMARÍLIO FERREIRA NETO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AMARÍLIO FERREIRA NETO Orientador
ANA CLÁUDIA SILVÉRIO NASCIMENTO Examinador Externo
ANDRÉ DA SILVA MELLO Examinador Interno
KEZIA RODRIGUES NUNES Examinador Externo
SILVANA VENTORIM Examinador Externo

Páginas

Resumo: Os anos 2000 foram marcados por iniciativas voltadas à formação de professores no Brasil, resultantes de movimentos da década de 1990, que reforçavam as necessidades do campo educacional. Dentre elas, destaca-se a expansão da Educação a Distância (EaD), modalidade de ensino apresentada como possibilidade formadora pela LDBEN n°. 9.394/1996. Uma ação derivada dessa expansão se deu entre os anos 2008 e 2014, no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, com a oferta única do Pró-Licenciatura Fase II, programa que se constituiu como projeto de formação para 216 professores(as)-estudantes envolvidos com/na Educação Física nos diferentes municípios do Espírito Santo. Considerando a especificidade da proposta e a carência de estudos que se dedicam ao objeto investigado, este trabalho busca compreender as dimensões política, institucional, curricular e epistemológica do Curso realizado no Cefd/Ufes, falando da sua história do presente, mas voltando-se também para o seu passado recente (BLOCH, 2001). Como objetivos específicos, concentra-se em: a) realizar estudo de revisão sobre a temática formação de professores em EaD no Brasil no período de 1997 a 2014; b) definir os conceitos educação a distância, formação de professores, formação na Educação Física como sustentação das discussões sobre o tema; c) contextualizar o Pró-Licenciatura desenvolvido no Cefd/Ufes, levantando os elementos que desenharam a sua implementação e materialização na instituição de ensino; d) investigar as leituras que os envolvidos na proposta de formação do Pró-Licenciatura em Educação Física do Cefd/Ufes fazem dos processos formativos do curso; e) evidenciar elementos estruturantes da formação de professores de Educação Física na modalidade a distância, garantindo as especificidades da área de conhecimento disciplinar. Para tanto, fundamenta-se na experiência investigada, nas contribuições e discussões da produção acadêmica sobre o tema das últimas décadas e no delineamento teórico que sustenta os conceitos estruturantes Tecnologias, Educação a distância, Formação de professores e Formação de professores em Educação Física. Realiza estudo qualitativo, que se assume na articulação entre pesquisa bibliográfica, documental e de campo. As duas primeiras ocorrem em três etapas e envolvem: a) documentos constituidores do curso analisado e seu material didático; b) produção acadêmica sobre formação de professores a distância no Brasil; c) levantamento bibliográfico de livros e artigos que explicitam os temas estruturantes da investigação. A terceira pesquisa lida com os participantes da proposta formadora e suas relações e percepções sobre o curso, utilizando a entrevista compreensiva como técnica e método de trabalho (KAUFMANN, 2013). Dialoga com os conceitos de uso, consumo, apropriação, estratégias e táticas de Certeau (1995, 2009). Fundamenta-se em Nóvoa (1992, 2002, 2004, 2007, 2009) para discutir formação de professores dentro da profissão e em Josso (2010) para compreender as memórias que foram trazidas nas recordações-referência das narrativas orais produzidas pelos participantes. Com o apoio desses interlocutores e da produção acadêmica de edição especial de periódico da Educação Física sobre a formação docente na área sociocultural, aborda as especificidades da área e o desafio de pensar a formação na modalidade a distância. Conclui que a inclusão digital foi a aprendizagem mais significativa do curso, mas, destaca que a proposta de formação, apesar de aproximar-se do perfil de egresso que buscava habilitar no PPC investigado, apresenta lacunas quanto a função de formar para a relação com o saber na Educação Física, não alcançando a ideia de formação dentro da profissão que é defendida como imprescindível na formação de professores de Educação Física na modalidade EaD.

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