NARRATIVAS DE IMAGENS DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Nome: DAYANE GRACIELE DE JESUS MIRANDA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 19/06/2012
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
AMARÍLIO FERREIRA NETO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AMARÍLIO FERREIRA NETO Orientador
SILVANA VENTORIM Examinador Externo
WAGNER DOS SANTOS Examinador Interno

Resumo: O estudo buscou compreender o que os estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo consideram como experiências significativas da formação inicial para a constituição da identidade docente. Inserindo-se no âmbito dos estudos sobre formação de professores, esta investigação procurou focalizar a formação inicial por um ponto de vista ainda pouco explorado, aquele relacionado ao sujeito aprendente, e para tanto, procurou dar voz ao estudante da licenciatura, a fim de que ele pudesse eleger e narrar os momentos considerados relevantes para sua formação. No que se refere à orientação teórico-metodológica do estudo, optou-se pela utilização das narrativas autobiográficas da formação inicial, na perspectiva da investigação-formação, tal como proposto por Souza (2006a; 2006b; 2006c). Também foram utilizados como referencial Benjamin (1994), para a discussão sobre o narrador, além de Josso (2004) e Larrosa (2002), para a discussão do conceito de experiência. Para o trabalho de campo, foram utilizadas como instrumento o questionário, as narrativas autobiográficas, em sua perspectiva de pesquisa, além de imagens fotográficas, escolhidas pelos participantes da pesquisa, que retratavam as experiências consideradas por eles como mais importantes para o tornar-se professor. A escolha pela produção das narrativas da formação dos futuros professores, a partir das imagens fotográficas, procurou evidenciar singularidades do tornar-se professor no tempo e espaço investigados, além de situar o sujeito aprendente no centro dos estudos sobre formação de professores. Por meio dos instrumentos, foi possível identificar que a formação inicial do CEFD/UFES tem sido alvo de críticas quanto a sua estruturação, no entanto, foram encontradas experiências significativas relacionadas às vivências corporais anteriores à formação; às disciplinas e atividades curriculares; a momentos extracurriculares e às relações sociais, relatadas como relevantes para a constituição da identidade docente em Educação Física.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910