Revista Praticando Capoeira: materialidade e representações

Nome: ANDERSON DE FREITAS SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 15/11/2012
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
OMAR SCHNEIDER Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA CLÁUDIA SILVÉRIO NASCIMENTO Examinador Interno
JOSÉ LUIZ CIRQUEIRA FALCÃO Examinador Externo
OMAR SCHNEIDER Orientador
WAGNER DOS SANTOS Examinador Interno

Resumo: O presente estudo analisa a revista Praticando Capoeira, entendendo-a como vestígios de uma rede de práticas, capaz de dar a ver a luta de sentidos em que foi produzida e as relações de força que determinaram sua estruturação. O impresso em questão foi produzido pela editora D+T a partir de 1999, vendido principalmente em bancas de revistas até 2009, período em que foram publicadas 44 edições. Por intermédio dos dispositivos editoriais do impresso e pelas representações elaboradas e postas a circular, buscou-se compreender a organização do mundo da capoeira, considerado como um campo social. Uma revista, por sua agilidade de produção e circulação, consegue captar aspectos do cotidiano ao mesmo tempo em que as informações, os embates e as mudanças acontecem. Para trabalharmos com esse objeto, que se converte em fonte de pesquisa, são necessários considerar três elementos distintos, mas articulados, isto é, considerá-lo como suporte de textos, além de atentar para os próprios textos e para o discurso produzido pelo encadeamento de sentidos no ato da leitura. Ancorado na História Cultural e nas reflexões sobre as lutas de representação, a pesquisa entende a coleção de revistas como objetos culturais que guardam as marcas de sua fabricação. Com base na materialidade da revista, trabalha-se com o periódico nos termos de uma arqueologia dos objetos, em busca de pistas, para localizar os sinais das práticas editoriais, capazes de revelar os vestígios das estratégias, utilizadas pelos editores para a organização e regramento da leitura do impresso. A revista Praticando Capoeira é um documento e um monumento sobre o mundo da capoeira, uma testemunha do presente para o futuro, que proporciona a recordação do nosso tempo. As representações estão nos textos e imagens, materializadas no objeto em função de sua fórmula editorial. Identificamos que a revista apresenta a organização do campo com base nos grupos de capoeira e considera a prática da capoeiragem como um dos elementos da identidade brasileira, com potencial esportivo e pedagógico.

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