REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DO CORPO OBESO NO CONTEXTO MIDIÁTICO: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA" ALÉM DO PESO" A REDE RECORD DE TELEVISÃO.

Nome: LORENA NASCIMENTO FERREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 09/07/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
IVAN MARCELO GOMES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEX BRANCO FRAGA Examinador Externo
IVAN MARCELO GOMES Orientador
MARCOS BAGRICHEVKY DE SOUZA Examinador Interno
VALTER BRACHT Examinador Interno

Resumo: Este estudo teve como principal objetivo analisar e problematizar os discursos sobre o corpo obeso que são publicizados pela mídia. Mais especificamente, nossa atenção se volta para análise da primeira temporada do Reality Show “Além do

Peso” que é sitiado no “Programa da Tarde” da Rede Record de Televisão. A pesquisa é caracterizada por um estudo observacional de caráter descritivo e analítico de natureza qualitativa (MINAYO, 2010). Para formar o corpus de análise direcionamos nosso olhar para a primeira temporada do reality “Além do Peso”. Este quadro foi desenvolvido entre 23 de Setembro e 20 de dezembro de 2013 e teve como objetivo levar um grupo de 11 pessoas obesas a perder peso, através da reeducação alimentar e da prática de atividade física, para permanecer na disputa e concorrer à premiação final. A partir das transcrições das falas, da observação das imagens e dos contextos das filmagens, realizamos a análise do material a partir da análise de conteúdo de Laurence Bardin (1977). A partir disso, apontamos primeiramente, a educação do corpo obeso como principal argumento para tornar homogêneo o discurso que enfatiza a necessidade de readequá-lo aos parâmetros da sociedade contemporânea. Identificamos que, em prol da reconfiguração da imagem corporal, a prática de exercícios físicos e a alimentação saudável são utilizadas como principais estratégias no aperfeiçoamento fisiológico, na obtenção da saúde e uma nova identidade baseada na imagem corporal. Por fim, estabelecemos uma articulação do sofrimento com um discurso de insensibilidade moderna que exalta a cultura corporal como forma de sucesso pessoal, mitigando questões atreladas aos prazeres que conferem bem-estar e saúde aos participantes. Demarcamos também, que o discurso apresentado está baseado numa cultura imagética de corpo ideal, que estabelece o indivíduo como principal responsável por essa conquista, já que possui as 'ferramentas' concedidas pelo programa para alcançar tal êxito.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910