Estágio de docência e outras informações

Norma geral sobre os Estágios de Docência:O Estágio de Docência é obrigatório para todos os alunos que estejam na condição de bolsistas da CAPES/DS, conforme previsto na Portaria MEC/CAPES nº 76/2010, e opcional para os demais alunos.
Portaria MEC/CAPES nº 76/2010, de 14 de abril de 2010:
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
Art. 18. O estágio de docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência, e a qualificação do ensino de graduação sendo obrigatório para todos os bolsistas do Programa de Demanda Social, obedecendo aos seguintes critérios:
I - para o programa que possuir os dois níveis, mestrado e doutorado, a obrigatoriedade ficará restrita ao doutorado;
II - para o programa que possuir apenas o nível de mestrado, a obrigatoriedade do estágio docência será transferida para o mestrado;
III - as Instituições que não oferecerem curso de graduação, deverão associar-se a outras Instituições de ensino superior para atender as exigências do estágio de docência;
IV - o estágio de docência poderá ser remunerado a critério da Instituição, vedado à utilização de recursos repassados pela CAPES;
V - a duração mínima do estágio de docência será de um semestre para o mestrado e dois semestres para o doutorado e a duração máxima para o mestrado será de dois semestres e três semestres para o doutorado;
VI - compete à Comissão de Bolsas CAPES/DS registrar e avaliar o estágio de docência para fins de crédito do pós-graduando, bem como a definição quanto à supervisão e o acompanhamento do estágio;
VII - o docente de ensino superior, que comprovar tais atividades, ficará dispensado do estágio de docência;
VIII - as atividades do estágio de docência deverão ser compatíveis com a área de pesquisa do programa de pós-graduação realizado pelo pós-graduando.
IX - havendo específica articulação entre os sistemas de ensino pactuada pelas autoridades competentes e observadas as demais condições estabelecidas neste artigo, admitir-se-á a realização do estágio docente na rede pública de ensino médio;
X - a carga horária máxima do estágio docência será de 4 horas semanais.Observações Específicas do Programa sobre os Estágios de Docência:
Estágio de docência:

O engajamento dos discentes do PPGEF/UFES na unidade curricular obrigatória Docência Supervisionada, em que realizam parte de sua formação para a docência no Ensino Superior em disciplinas da graduação, tem sido avaliado positivamente pelos próprios discentes. Neste contexto, enfatizamos que os mestrandos/doutorandos do Programa realizam seu estágio sob supervisão e não meramente substituindo os docentes efetivos nas disciplinas. A relação com o objeto de pesquisa é critério para escolha da disciplina em que o discente do Programa realizará o seu estágio na docência.
No curso de Mestrado, todos os discentes do Programa, independente de serem bolsistas, são obrigados a participar de um estágio de docência no Ensino Superior, em uma disciplina do curso de graduação que tenha carga horária mínima 60 horas. No Doutorado, os discentes realizam dois estágios de docência, em disciplinas distintas, também com carga horária mínima 60 horas cada.
Por outro lado, é característica do Programa permitir que os discentes cumpram esta atividade formativa com outros professores que não o seu orientador, mas com anuência deste. O resultado tem sido a maior integração dos mestrandos e dos doutorandos com os cursos de graduação do CEFD/UFES (bacharelado e licenciatura), a ampliação da formação docente e uma maior articulação entre a formação inicial e a pós-graduação.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.