Integração com a graduação

No Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo (CEFD/UFES) há uma política de formação ampliada, em que graduação e pós-graduação se articulam pelo currículo prescrito e pelas práticas integradas, evitando, dessa forma, rupturas e fragmentações entre esses dois níveis de formação. Destacamos alguns indicadores que caracterizam a integração do PPGEF/UFES com os cursos de graduação (licenciatura e bacharelado) do CEFD/UFES:
1. Todos os docentes do Programa lecionam na graduação (licenciatura e/ou bacharelado). No quadriênio 2013-2016, os docentes do PPGEF/UFES orientaram, em processo de co-orientação com mestrandos e doutorandos, 110 trabalhos de conclusão de curso (TCC) e 75 projetos de iniciação científica. Esses projetos estabelecem relação direta com as áreas de concentração e linhas de pesquisa do PPGEF/UFES;
2. O Programa tem fomentado ações que integram a pós-graduação com a graduação, como a participação dos discentes da licenciatura e do bacharelado nas aulas inaugurais do mestrado/doutorado e no convite para que os membros externos das bancas façam palestras para os alunos da graduação. Do mesmo modo, procuramos estimular o corpo discente do PPGEF/UFES a participar na organização de eventos acadêmicos organizados no CEFD/UFES, como o Congresso Espírito-Santense de Educação Física, coordenando sessões de apresentação de trabalho e/ou liderando grupos de alunos da graduação envolvidos na organização dos eventos;
3. Integração dos graduandos, via iniciação científica ou voluntariamente, aos laboratórios e projetos de pesquisa do PPGEF/UFES. Sob a co-orientação de doutorandos e mestrandos, os alunos da graduação tem acesso, desde a formação inicial, às atividades desenvolvidas dos laboratórios, como grupos de estudos, participação em projetos de pesquisa e publicações. Como exemplo, citamos o livro "Pibid: formação docente e práticas pedagógicas em Educação Física", publicado em 2016, que contou com a participação de dois professores e 9 discentes do Programa, além de 18 alunos da graduação (licenciatura em Educação Física).
4. É permitido aos alunos finalistas da graduação (licenciatura/bacharelado), com anuência dos docentes do PPPGEF/UFES, participarem como "alunos ouvintes" de disciplinas optativas ofertadas pela Programa. Geralmente participam os alunos da graduação que, durante a formação inicial, se envolveram com as atividades desenvolvidas nos laboratórios.
5. Participação da Coordenação do PPGEF/UFES nas reformas curriculares dos cursos de graduação, empreendidas em decorrência das novas diretrizes para a formação de professores. Essa participação visa estabelecer diálogos curriculares entre esses dois níveis de formação e superar rupturas em um projeto de formação mais amplo para o CEFD/UFES, que vai da formação inicial ao doutorado.

Estágio de docência:

O engajamento dos discentes do PPGEF/UFES na unidade curricular obrigatória Docência Supervisionada, em que realizam parte de sua formação para a docência no Ensino Superior em disciplinas da graduação, tem sido avaliado positivamente pelos próprios discentes. Neste contexto, enfatizamos que os mestrandos/doutorandos do Programa realizam seu estágio sob supervisão e não meramente substituindo os docentes efetivos nas disciplinas. A relação com o objeto de pesquisa é critério para escolha da disciplina em que o discente do Programa realizará o seu estágio na docência.
No curso de Mestrado, todos os discentes do Programa, independente de serem bolsistas, são obrigados a participar de um estágio de docência no Ensino Superior, em uma disciplina do curso de graduação que tenha carga horária mínima 60 horas. No Doutorado, os discentes realizam dois estágios de docência, em disciplinas distintas, também com carga horária mínima 60 horas cada.
Por outro lado, é característica do Programa permitir que os discentes cumpram esta atividade formativa com outros professores que não o seu orientador, mas com anuência deste. O resultado tem sido a maior integração dos mestrandos e dos doutorandos com os cursos de graduação do CEFD/UFES (bacharelado e licenciatura), a ampliação da formação docente e uma maior articulação entre a formação inicial e a pós-graduação.

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