Solidariedade, nucleação e visibilidade

Solidariedade:

Diversas ações de docentes do PPGEF/UFES, em diferentes instâncias, têm contribuído para o fortalecimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação, evidenciando, dessa forma, o protagonismo do Programa no desenvolvimento acadêmico-científico do campo da Educação Física brasileira. Dentre essas ações, destacam-se:
1. O professor Otávio Tavares Guimarães da Silva é membro da Comissão de Avaliação da Capes na Área 21. O professor André da Silva Mello é membro da Comissão de Livros da Área 21, tendo criado um sistema online para avaliação dessa produção intelectual (www.plataformalivros.com.br).
2. Os professores André da Silva Mello e Wagner dos Santos são membros do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da Universidade Federal do Espírito Santo, campus Goiabeiras, contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas das ciências humanas e sociais da Universidade e de outras IES.
3. O professor Felipe Quintão de Almeida é Editor Adjunto da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (ISSN 2179-3255), um dos periódicos mais tradicionais da Educação Física nacional, vinculado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). O professor é diretor científico do CBCE.
4. O professor Antônio Jorge Gonçalves Soares é Editor Chefe da Revista Contemporânea de Educação (ISSN 1809-5747) e Editor da Seção Sociocultural e Pedagógica do Journal of Physical Education (ISSN 2448-2455). É membro titular do Comitê Científico do GT 14 - Sociologia da Educação da ANPED ( 2013-15; 2015-2017), foi membro do Conselho Superior de Pós-graduação da UFRJ- CEPG (Conselho de Graduados 2011-2014), Coordenador Institucional PIBIC-UFRJ (2014-2015) e atua como Consultor Ad-Hoc na Área de Educação-CAPES (2015-atual). É Bolsista Produtividade PQ-Cnpq desde 2005 e Cientista do Nosso Estado com financiamento (2012-2015; 2015-2018).
5. O professor Wagner dos Santos emitiu pareceres para o CNPq (Edital Universal 01/2016 e Edital de Bolsa de Produtividade 12/2016).
6. O professor Ivan Marcelo Gomes é coordenador do Comitê de Ciências Humanas da Universidade Federal do Espírito Santo, cuja função é avaliar todos os projetos de iniciação científica da Universidade na área das humanidades. O professor Wagner dos Santos também faz parte desse comitê.
7. Os professores do Programa emitiram pareceres no quadriênio 2013-2016 nos principais periódicos da Educação Brasileira e da Educação, tais como: Movimento, Motriz, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, Revista de Educação Física da UEM, Licere, Pensar a Prática, Motrivivência, Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Nuances, Educação em Revista, Revista Brasileira de Educação, Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, Revista Contemporânea de Educação, Arquivos em Movimento, Estudos em Avaliação Educacional, Kinesis, dentre outros.
6. O Programa implantou uma política de apoio a eventos acadêmicos, que é entendida como forma de facilitar a circulação do conhecimento e de contribuir para a formação de um público que faça uso dos recursos da ciência e do conhecimento no âmbito da Educação Física no Espírito Santo e região. Neste contexto, o PPGEF/UFES contribui para a organização e realização dos Congressos Espírito-Santenses de Educação Física. Este evento tem construído diálogo permanente com as Secretarias Estadual e Municipais de Educação e de Esporte e Lazer, favorecendo, assim, a melhoria do ensino da Educação Física na Educação Infantil e nos Ensinos Fundamental e Médio. O Congresso, especialmente, tem papel fundamental na relação com as redes de ensino e é uma das ações de maior impacto social, reunindo mais de 1.000 professores de Educação Física por edição.

Nucleação:

No que se refere à nucleação, podemos identificar as seguintes ações de integração e cooperação:

  1. As atividades de pesquisa do Prof. Dr. Edson Castardelli em regime de cooperação com o Laboratório Experimental da Clínica Médica da Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho", sob responsabilidade do Prof. Dr. Antonio Carlos Cicogna.

  2. Os professores Valter Bracht, Ivan Gomes e Felipe Quintão, por meio do Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF), participam da 'Red Binacional de investigadores que intentam compreender las práticas docentes'. Esta Rede é composta também por docentes da UNIJUÍ (Ijuí, RS), UNIVALE (SC/Brasil), CRUB-UNComahue (Bariloche, Rio Negro, AR) CEFD/UFSM (RS/Brasil), IPEF (Córdoba, AR), ISEF (General Pico, La Pampa, AR). Os trabalhos desenvolvidos por esta rede estão diretamente relacionados a parte das pesquisas desenvolvidas no PPGEF, especialmente aquelas relacionadas às práticas inovadoras e ao abandono do trabalho docente.

  3. A Profa. Dra. Maria Del Carmen B. Molina, como professora visitante da Universidade Autônoma de Madrid, participa de dois projetos de pesquisa daquela instituição, ampliando sua experiência acadêmica, sua capacidade de orientação e auxiliando na inserção internacional dos Programas aos quais ela está vinculada.

  4. O Prof. Otávio Tavares deu continuidade a atividade de co-orientação realizada do aluno de doutoramento do Prof. Otto Schantz na Universidade de Koblenz (Alemanha), Sr. Timo Rieder mencionada no relatório anterior. No ano de 2011, foram discutidos aspectos teóricos das análises iniciais dos dados de sua pesquisa cuja coleta de dados foi feita no Brasil.

  5. Estabeleceu-se acordo com o Prof. Robert Barney, diretor do Centre for Olympic Studies da University of Western Ontario (Canadá) para acolhimento da mestra titulada pelo PPGEF Doiara Silva dos Santos para fazer seu doutoramento naquela instituição a partir de setembro de 2011.

  6. A inserção de professores titulados pelo PPGEF em programas de doutoramento e em cargos de direção, acompanhamento, assessoria e coordenação dos sistemas públicos e provados de ensino superior, como mencionado neste relatório.

  7. Deve ser destacado ainda a evidência de que um número significativo de docentes do PPGEF possui publicações (artigos e capítulos de livros) com docentes de outros PPG's.

Visibilidade:

O PPGEF/UFES mantém uma página na internet (http://www.educacaofisica.ufes.br/pos-graduacao/PPGEF), onde os interessados podem ter acesso à seguintes informações: apresentação do Programa, histórico, coordenação e secretaria, cursos (mestrado e doutorado), inscrição e seleção, corpo docente, áreas de concentração e linhas de pesquisa, dissertações e teses defendidas (ainda não há nenhuma tese defendida, disciplinas, infraestrutura, corpo discente, informações complementares e um canal de comunicação (fale conosco).
A visibilidade do PPGEF/UFES foi potencializada também pelo apoio à organização dos eventos acadêmicos, pela participação de docentes permanentes nos conselhos públicos de educação, esporte e lazer e pela intensa participação em atividades acadêmicas complementares.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910