Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Ufes

  • Contempla o estudo e a investigação de caráter histórico e sociocultural das manifestações da Educação Física, do esporte, do lazer e das práticas corporais, voltadas a diferentes públicos e contextos.

  • Pesquisa o currículo, as práticas pedagógicas e a formação docente, inicial e continuada, em educação física na interação com os cotidianos escolares e não escolares. Discute a formação e a auto formação docente, as concepções de currículo, a profissão magistério, os processos de inclusão e a intervenção docente na educação básica e no ensino superior. Estuda a produção de conhecimentos pedagógicos em educação física nos contextos escolares e não escolares.

  • Educação física e movimento corporal humano no contexto sociocultural da saúde e de políticas públicas.

  • Fundamentos sócio-filosóficos para a análise dos processos sociais contemporâneos relacionados com a cultura corporal de movimento, bem como, para formulações teórico-conceituais relativas à educação física, ao corpo e ao movimento humano.

  • Contempla o estudo dos fenômenos esportivos, Jogos Olímpicos e/ou o Movimento Olímpico, em suas diversas manifestações, historicamente e na contemporaneidade. Investiga os seus impactos no campo da Educação Física no contexto escolar e não escolar, assumindo como referencial as ciências sociais e a educação.

  • Investiga os efeitos agudos e crônicos do movimento corporal humano no sistema cardiorrespiratório com ênfase no estudo das variáveis hemodinâmicas (cronotrópicas, pressóricas), ventilatórias e morfofuncionais, admitindo-se também modelo animal. Estuda variáveis cinemáticas do movimento humano e da respiração e suas relações com as atividades físico-esportivas, processos patológicos e reabilitação.

  • Investigação de aspectos funcionais e mecanismos moleculares envolvidos nos agravos promovidos pelo sedentarismo e diferentes estilos de vida. Entendimento dos mecanismos relacionados à etiologia e fisiopatologia das doenças, bem como, o estabelecimento de estratégias de prevenção e/ou atenuação a partir do exercício físico.

Fundado em 2006, o Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal do Espírito Santo oferece os cursos de mestrado e doutorado, tendo como objetivos centrais a produção de conhecimentos socialmente referenciados e a formação de professores-pesquisadores para atuarem em um campo complexo e diversificado. Para tanto, organiza as suas ações em duas grandes áreas de concentração, subdivididas em sete linhas de pesquisa, que oferecem subsídios epistemológicos e teórico-metodológicos para lidar com os diferentes temas e objetos de estudo da Educação Física. Ao longo de sua trajetória, o PPGEF tem atendido as demandas locais e nacionais, contribuindo, quantitativa e qualitativamente, para a expansão e a democratização da pós-graduação no Brasil.

O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Educação Física desde 2006 e o curso de Doutorado em Educação Física desde 2014 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 4 na última avaliação.

O programa já formou 183 mestres e conta com 73 alunos regularmente matriculados, sendo 38 no mestrado e 35 no doutorado.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910