O Programa de Educação Tutorial Educação Física da UFES: História e Memórias de um projeto de formação

Nome: JEAN CARLOS FREITAS GAMA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 08/06/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
OMAR SCHNEIDER Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
OMAR SCHNEIDER Orientador
RENATA DUARTE SIMOES Examinador Externo
WAGNER DOS SANTOS Examinador Interno

Resumo: Dedica-se a compreender, por meio das práticas cotidianas rememoradas pelos tutores e bolsistas egressos, a constituição histórica do grupo PET EF da Ufes, entre os anos de 1994 a 2017. Nesse sentido, buscamos entender qua(is) proposta(s) formativa(s) se constituíram em diferentes momentos no programa. Orientando-se por uma perspectiva Histórico-cultural (CHARTIER, 2002), o trabalho está organizado em três capítulos que dialogam entre si em torno do objeto central do estudo. Utiliza autores como Bloch (2001), Le Goff (2012b), Certeau (2002), Chartier (2002) e Ginzburg (2002), no campo histórico, e Charlot (2000), no campo da formação, para dar sentido ao objeto e às fontes que nos permitem desvendá-lo. Como fontes, faz uso do acervo de materiais localizados no arquivo do PET EF e no Cefd/Ufes, das produções do grupo, dos documentos externos de regulamentação e legislação e das memórias de tutores e bolsistas egressos. No primeiro capítulo, a partir da crítica documental (BLOCH, 2001), analisamos a trajetória do grupo, desmontando os documentos-monumentos (LE GOFF, 2012b) e demais fontes localizadas. Percebemos que o programa realizou atividades e sofreu diversas mudanças, passando de Programa Especial de Treinamento à Programa de Educação Tutorial. Além disso, o PET EF se desenvolveu em meio às lutas de representação e resistiu taticamente em frente às estratégias impostas. No segundo capítulo, compreendemos as lutas de representações dos projetos de formação assumidos na trajetória histórica do grupo. Por meio das narrativas de memórias dos tutores egressos, percebemos que existiram diferentes projetos formativos pensados para o PET EF e que o lugar ocupado pela pesquisa, ensino e a extensão demarcou as características das atividades e formação proporcionada pelo programa. No terceiro e último capítulo, discutimos os sentidos atribuídos pelos alunos egressos às práticas e experiências vivenciadas, bem como, suas implicações para a formação acadêmica, profissional e social deles. Os possíveis impactos do PET EF na formação dos seus egressos se revelaram nas centralidades de suas narrativas e demonstraram a apropriação de diferentes saberes. Além disso, percebemos que a grande maioria dos entrevistados adentrou no mercado de trabalho após a passagem pelo PET Educação Física e pela formação inicial na Ufes.

Palavras-chave: PET. Formação. Educação Física.

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