Ensino da avaliação educacional na formação de professores em Educação Física: um estudo comparado na América Latina

Nome: SAYONARA CUNHA DE PAULA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 21/06/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
AMARÍLIO FERREIRA NETO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AMARÍLIO FERREIRA NETO Orientador
JOSÉ AIRTON DE FREITAS PONTES JUNIOR Examinador Externo
JOSÉ ALFONSO JIMENEZ MORENO Examinador Externo
MARIANA SARNI Examinador Externo
WAGNER DOS SANTOS Examinador Interno

Resumo: Esta tese tem por objetivo analisar o modo como a avaliação tem sido prescrita nas diferentes disciplinas dos currículos e apropriada pelos estudantes dos cursos de formação de professores em Educação Física nos países da América Latina hispanofalante. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa de caráter exploratório, assume a análise crítico documental como abordagem teórico-metodológica, além disso, opera com o método comparativo e utiliza os softwares Gephi e Iramuteq como instrumentos de auxílio das análises. Utiliza como fontes o currículo prescrito e questionários online respondidos por estudantes. O primeiro capítulo evidencia que os cursos de Educação Física apresentam diferentes organizações curriculares nos oito países da América Latina analisados, além disso, as concepções formativas pautam-se na centralidade biológica/esportiva na Argentina, esportiva/pedagógica no Equador, Peru e Uruguai, pedagógica no Chile e Venezuela, esportiva no México e, uma diversidade formativa na Colômbia. O segundo capítulo, analisa como a avaliação é prescrita nas disciplinas específicas ao tema, considerando o período entre 2017 e 2020, e revela a importância que a temática conquistou nos últimos anos nas instituições desses países. O terceiro capítulo focaliza a prescrição da avaliação nas diferentes disciplinas desses cursos, identificando seus enfoques, diferenças e possíveis similitudes desse ensino, que ocorre por meio da teorização, da materialidade e, correlacionando às duas maneiras. O quarto capítulo, analisa os conteúdos sobre avaliação nesses diferentes cursos e constata que o ensino da temática se estabelece por doze conteúdos centrados nas tipologias conceituais, aspectos tangíveis e/ou mensuráveis e nas normas/princípios que permeiam a ação avaliativa. O quinto capítulo, investiga as experiências com o ensino da avaliação de estudantes três cursos (UNICESMAG/Colômbia, UABC/México e UDELAR/Uruguai), destacando as apropriações mediante os conteúdos ensinados. Com base nos principais achados, a tese confirma a hipótese de que mesmo se tratando de oito países diferentes, com histórias e concepções formativas singulares, o ensino da avaliação se apresenta de maneira similar entre eles e se diferencia a partir das concepções de Educação Física presentes em cada um desses contextos.

Palavras-chave: Avaliação educacional. Formação de professores. Educação Física. América Latina.

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