Ensino da avaliação educacional na formação de professores em Educação Física: um estudo comparado na América Latina
Nome: SAYONARA CUNHA DE PAULA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 21/06/2022
Orientador:
Nome | Papel |
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AMARÍLIO FERREIRA NETO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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AMARÍLIO FERREIRA NETO | Orientador |
JOSÉ AIRTON DE FREITAS PONTES JUNIOR | Examinador Externo |
JOSÉ ALFONSO JIMENEZ MORENO | Examinador Externo |
MARIANA SARNI | Examinador Externo |
WAGNER DOS SANTOS | Examinador Interno |
Resumo: Esta tese tem por objetivo analisar o modo como a avaliação tem sido prescrita nas diferentes disciplinas dos currículos e apropriada pelos estudantes dos cursos de formação de professores em Educação Física nos países da América Latina hispanofalante. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa de caráter exploratório, assume a análise crítico documental como abordagem teórico-metodológica, além disso, opera com o método comparativo e utiliza os softwares Gephi e Iramuteq como instrumentos de auxílio das análises. Utiliza como fontes o currículo prescrito e questionários online respondidos por estudantes. O primeiro capítulo evidencia que os cursos de Educação Física apresentam diferentes organizações curriculares nos oito países da América Latina analisados, além disso, as concepções formativas pautam-se na centralidade biológica/esportiva na Argentina, esportiva/pedagógica no Equador, Peru e Uruguai, pedagógica no Chile e Venezuela, esportiva no México e, uma diversidade formativa na Colômbia. O segundo capítulo, analisa como a avaliação é prescrita nas disciplinas específicas ao tema, considerando o período entre 2017 e 2020, e revela a importância que a temática conquistou nos últimos anos nas instituições desses países. O terceiro capítulo focaliza a prescrição da avaliação nas diferentes disciplinas desses cursos, identificando seus enfoques, diferenças e possíveis similitudes desse ensino, que ocorre por meio da teorização, da materialidade e, correlacionando às duas maneiras. O quarto capítulo, analisa os conteúdos sobre avaliação nesses diferentes cursos e constata que o ensino da temática se estabelece por doze conteúdos centrados nas tipologias conceituais, aspectos tangíveis e/ou mensuráveis e nas normas/princípios que permeiam a ação avaliativa. O quinto capítulo, investiga as experiências com o ensino da avaliação de estudantes três cursos (UNICESMAG/Colômbia, UABC/México e UDELAR/Uruguai), destacando as apropriações mediante os conteúdos ensinados. Com base nos principais achados, a tese confirma a hipótese de que mesmo se tratando de oito países diferentes, com histórias e concepções formativas singulares, o ensino da avaliação se apresenta de maneira similar entre eles e se diferencia a partir das concepções de Educação Física presentes em cada um desses contextos.
Palavras-chave: Avaliação educacional. Formação de professores. Educação Física. América Latina.