Autores, teorias e concepções de avaliação: uma análise comparada na formação de professores em educação física em sete países da América Latina hispanofalantes

Nome: RONILDO STIEG
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 29/07/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
WAGNER DOS SANTOS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AMARÍLIO FERREIRA NETO Examinador Interno
FRANCISCO JAVIER GALLARDO FUENTES Examinador Externo
MARIANA SARNI Examinador Externo
VÍCTOR MANUEL LÓPEZ PASTOR Examinador Externo
WAGNER DOS SANTOS Orientador

Resumo: A tese analisa como a avaliação educacional é prescrita nos planos de disciplinas específicas sobre o tema em 13 cursos de formação de professores em Educação Física de sete países da América Latina hispanofalantes: Argentina (2), Chile (4), Colômbia (2), Equador (1), México (1), Uruguai (1) e Venezuela (2). A seleção das instituições seguiu os critérios: a) ser um país da América Latina hispanofalante; b) ofertar um curso de formação docente em Educação Física; c) ter em seu currículo uma disciplina específica de avaliação educacional; c) demonstrar interesse em participar da pesquisa disponibilizando o plano de disciplina. Caracterizada como de natureza qualitativa, fundamenta-se na pesquisa exploratória do tipo análise crítico-documental e no método comparativo. O Capítulo I apresenta a constituição do objeto avaliação na formação de professores dentro do grupo de pesquisa ao qual a tese está vinculada e seus desdobramentos até a proposta deste estudo. O Capítulo II focaliza os nomes dos autores das bibliografias prescritas nos planos de disciplina, assumindo como eixos de análise: a nacionalidade, a instituição/país em que foram indicados, a recorrência dos autores nas disciplinas e a sua tradição no estudo do tema. O Capítulo III analisa os conteúdos das bibliografias dos 14 planos de disciplinas na articulação com as concepções de formação em Educação Física anunciada nas próprias disciplinas/cursos. O Capítulo IV verifica as prescrições das tipologias conceituais de avaliação em 11 planos de disciplinas. O Capítulo V apresenta e discute as concepções de avaliação e as abordagens teóricas das bibliografias da área da Educação que são prescritas para o seu ensino em 12 planos de disciplinas. O Capítulo VI analisa as concepções de avaliação e as abordagens teóricas das bibliografias da área da Educação Física que são estabelecidas para o seu ensino em cinco planos, e o Capítulo VII analisa a prescrição do ensino de possibilidades de registros avaliativos. De modo geral, a presente tese confirma a hipótese de que as disciplinas de avaliação da América Latina têm privilegiado a prescrição de autores, teorias e concepções de avaliação provenientes, sobretudo da Espanha. Conclui que os professores das disciplinas tem demonstrado uma preocupação em manter um alinhamento teórico das bibliografias e demais prescrições dos planos de disciplinas com a concepção de formação em Educação Física que prevalece em cada curso.

Palavras-chave: Ensino da avaliação. Concepções de avaliação. Formação de professores. Educação Física. América Latina.

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