O Desenvolvimento Positivo no futsal de meninas: uma análise sob a ótica Bioecológica

Nome: JULIELI MALINI VARGAS

Data de publicação: 12/04/2024

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MARIANA ZUANETI MARTINS Orientador

Resumo: Este estudo se propõe a compreender as experiências e os efeitos da participação de meninas no futsal, identificando os processos proximais estabelecidos que contribuem para o desenvolvimento positivo. O desenho teórico e metodológico é fundamentado nos pressupostos do Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano, de Urie Bronfenbrenner. A produção de dados parte de quatro técnicas diferentes: inserção ecológica no microssistema; surveys com as famílias; grupos focais com as meninas e famílias e entrevista semiestruturada com o professor. Em primeiro lugar, mapeamos as barreiras e os suportes para o desenvolvimento positivo das meninas e os resultados apontaram o predomínio de suportes no microssistema (quadra), mas nos demais ambientes a predominância foi de barreiras. Em seguida, descrevemos os processos cotidianos do programa e as transformações das meninas. Para esse objetivo, os resultados com 12 meses de participação indicaram interação com pessoas no microssistema, mas com 18 meses é possível observar a maximização da relação das meninas com pessoas no mesossistema. Por fim, a última proposta deste estudo é descrever os efeitos que sugerem a transposição de life skills e os achados revelam a dimensão intrapessoal como o efeito mais significativo percebido. Sob a perspectiva de gênero, a organização desta pesquisa mostra que o esporte, mesmo que não mova as estruturas macrossistêmicas, pode se apresentar como proficiente para motivar mudanças microssistêmicas.

Palavras-chave: Desenvolvimento Positivo; Gênero; Esporte; Life skills

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