"Comparação das respostas ao Teste Cardiopulmonar de exercício entre corredores capixabas de ciferentes níveis de desempenho".

Nome: ELAINE DALMAN MILAGRE
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/05/2015

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANSELMO JOSE PEREZ Orientador
LUCIANA CARLETTI Examinador Interno

Resumo: Existe na literatura um grande número de estudos relacionados ao desempenho dos corredores. No entanto, nenhum deles investigou o nível de desempenho em corredores de rua (atletas de elite, amadores e não atletas) de modo que haja comparação entre eles. O objetivo principal foi identificar o perfil e cardiopulmonar no teste de esforço máximo de corredores de rua capixabas. Foram avaliados 59 sujeitos de ambos os sexos, moradores do estado do Espírito Santo, Brasil, treinados há pelo menos seis meses em corrida de rua, com idade entre 20 e 45 anos, divididos em grupos homogêneos por nível de desempenho (elite - GE, amador – GA, e não atleta -GNA), a partir de um ranking em provas de corrida de rua. Todos passaram por um teste cardiopulmonar de exercício (TCPE) com protocolo de rampa em esteira (Cortex metalyser 3B), sendo analisados nas fases do limiar anaeróbio ventilatório (LAV), ponto de compensação respiratória (PCR) e máximo (MÁX). Comparou-se os dados dos três grupos por análise de variância de uma via, seguida do teste post-hoc de

Tukey (p<0.05). Houve diferenças significativas entre os grupos em relação ao VO&#8322; (ml.kg-1.min-1), VE e velocidade no LAV, PCR e MÁX em ambos os sexos. Entre os homens os valores são superiores para os grupos com maior nível de desempenho em todas as fases do TCPE. Em relação as mulheres, GE foi semelhante em relação a GA, diferindo apenas de GNA. Para VE não houve diferenças significativas entre os grupos, assim como para as variáveis VO2 (L.min-1), frequência cardíaca (FC) e razão da troca respiratória (RTR), nas fases do TCPE em ambos os sexos. Conclui-se que a eficiência respiratória e a característica de desempenho (velocidade de corrida), entre os homens, são superiores para os grupos com maior nível de desempenho. Entre as mulheres não há diferença entre GE e GA, assim como entre GA e GNA.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910