Motivação para a prática de ginásticas competitivas nos projetos de extensão universitária do CEFD/UFES

Resumo: Ao longo da história da psicologia experimental, observamos que diferentes teorias buscaram prever as variações de aprendizado, desempenho e comportamento dos indivíduos no que concerne a motivação. Segundo Ryan e Deci (2017), essas teorias tiveram como foco compreender o que estimula e direciona o comportamento. E, a própria palavra “motivação”, etimologicamente, está relacionada ao que “move” as pessoas à ação.
Ao percorrermos a literatura, observamos que a Teoria da Autodeterminação (TAD), a qual pode ser compreendida como uma macroteoria da motivação e da personalidade humana, busca estabelecer uma relação entre o desenvolvimento e o funcionamento da personalidade dentro de contextos sociais. Essa teoria, segundo Deci e Ryan (1985; 2000), prima por analisar o grau em que as condutas humanas são volitivas ou autodeterminadas, ou seja, o quanto as pessoas realizam suas ações em um nível maior de reflexão e se comprometem com essas ações por sua própria escolha. Nesse sentido, verificamos que o indivíduo pode ser motivado de forma intrínseca ou extrinsecamente em busca de satisfazer suas necessidades e, por fim, atingir a autodeterminação.
Em busca de compreender a motivação para o início e a permanência na prática das modalidades ginásticas competitivas, as quais contempladas nos projetos de extensão universitária desenvolvidos no Centro de Educação Física e Desportos, este estudo tem o objetivo de identificar e discutir os fatores motivacionais das crianças participantes dessas ações extensionistas. O universo da pesquisa será constituídos pelos 60 alunos dos projetos de extensão (Ginástica Artística = 30 alunos / Ginástica Rítmica = 30 alunos) com idades entre 7-12 anos. Para a organização e análise dos dados, recorreremos a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010).

Data de início: 2018-05-01
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Mauricio dos Santos de Oliveira
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910