Problemáticas da Educação Física

Código: PGMP0001
Curso: Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: Propõe o levantamento, demarcação e análise dos problemas vivenciados pelos professores no campo da Educação Física escolar. Apresenta e problematiza o conhecimento acadêmico sobre as possibilidades da intervenção docente frente aos problemas do campo profissional. Propicia a reflexão sobre a própria ação, de modo a buscar melhorias na qualidade da prática pedagógica e a identificação dos campos de conhecimentos que podem subsidiar a intervenção.
Bibliografia: AGUIAR, J. S.; DUARTE, E. Educação inclusiva: um estudo na área da educação física. Revista brasileira de educação especial, Marília, v. 11, n. 2, ago. 2005.

AQUINO, J. G. Da (contra) normatividade do cotidiano escolar: problematizando discursos sobre a indisciplina discente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 143, ago. 2011.

FENSTERSEIFER, P. E.; SILVA, M. A. Ensaiando o novo em educação física escolar: a perspectiva de seus atores. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 119-134, jan./mar. 2011.

SOUZA JUNIOR, O. M.; DARIDO, S. C. Dispensas das aulas de Educação Física: apontando caminhos para minimizar os efeitos da arcaica legislação brasileira. Pensar a Prática, Goiânia, v. 2, p. 22-32, 2009.

TENÓRIO, K. M. R.; BEZERRA, B.; SOUZA JÚNIOR, M.; GOMES, P. N.; MELO, M. S. T. Propostas curriculares estaduais para Educação Física: uma análise do binômio intencionalidade-avaliação. Motriz, Rio Claro, v. 18, p. 542-556, 2012.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910